Os relacionamentos humanos envolvem a interação social entre duas ou mais pessoas e podem ser de diferentes tipos, incluindo amizades, familiares, românticos e profissionais. A chave para um relacionamento saudável é a comunicação aberta, o respeito e a empatia. É importante trabalhar juntos para resolver conflitos e manter uma conexão positiva.
Já os relacionamentos tóxicos ou abusivos podem ser observados por uma série de fatores, como:
Abuso emocional: Um dos membros pode controlar ou humilhar os outros, o que pode causar traumas e danos psicológicos.
Abuso físico: Este tipo de abuso pode incluir agressão física ou sexual.
Negligência: Quando um membro da família não fornece cuidado e atenção adequados a um outro membro, especialmente a crianças e idosos.
Traição: Quando um membro da família trai a confiança de outro, como mentir ou enganar.
Competição: Quando membros da família competem uns com os outros por atenção, recursos ou amor, isso pode criar tensão e rivalidade.
Estes relacionamentos tóxicos podem causar sérios danos psicológicos e emocionais, e é importante buscar ajuda para entender os motivos que levaram a este relacionamento, assim como o que faz permanecer no mesmo, buscando soluções assertivas.
A Psicoterapia é uma maneira de tratar os danos causados por relacionamentos tóxicos ou abusivos, através do autoconhecimento, melhora da autoestima e qualidade de vida.
Valdecir José Maia
Psicólogo - CRP 12 10752