O tema da campanha do Outubro Rosa deste ano é 'quanto antes melhor', segundo anunciou a Sociedade Brasileira de Mastologia nesta segunda-feira (28). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 66 mil casos novos de câncer de mama estão previstos para cada ano entre 2020 e 2022.
A ideia do mote do ano é alertar sobre a importância da prevenção. O diagnóstico precoce, aumenta bastante as chances de cura. Um estilo de vida saudável, consultas regulares ao mastologista e a realização de mamografias anualmente a partir dos 40 anos são algumas recomendações.
A vida moderna e acelerada, contribui para o desenvolvimento do câncer de mama, já que fatores como obesidade, estresse e sedentarismos influenciam no surgimento da doença. "A Covid-19 nos trouxe um novo olhar para a nossa vida, sobretudo, quanto a importância de cuidar da nossa saúde, então, adotar um estilo de vida saudável com a prática de exercícios físicos e boa alimentação sem dúvidas contribuem para evitar o câncer de mama", afirma a Médica Lígia Teixeira.
O risco de desenvolver câncer de mama pode ser reduzido em até 28% com esse estilo de vida adotada, segundo estimativas. Evitar alimentos gordurosos e consumo de bebida alcoólica também ajuda. "A prática de exercícios físicos deve ser para a vida toda. Ela diminui o estresse e ajuda no controle do peso, fatores que também influenciam no desenvolvimento de câncer de mama", garantiu.
Estamos todos juntos na luta dessa causa.
A prevenção pode mudar a sua história!