Desde a chegada do Covid-19 ou Corona vírus, a maioria das coisas que eram sólidas tornaram-se voláteis, inconstantes. Muito da nossa rotina precisou ser modificada por um tempo e outras coisas precisaram parar: trabalho, atividades físicas, escola, vida social... Vidas foram perdidas e a ciência ficou sem respostas.
Com o objetivo de tentar retomar o controle de nossas próprias vidas, alguns experienciaram pela primeira vez a sua própria ansiedade sem controle! O pensamento acelerado, aperto/dor no peito, suor excessivo, coração disparado, boca seca e o pior: você percebendo que ao procurar controlar sua própria vida, perdeu o controle!
Aquela falsa sensação que tínhamos, de que nossa vida ia para onde bem queríamos, sumiu!
O sono já não é mais reparador, o cansaço e a incerteza fazem com que pensamentos antecipatórios, em sua maioria negativos aumentem e a experiência nem sempre é tão agradável assim.
Mas como não se preocupar com a situação financeira, com o emprego ou a própria empresa, o estudo dos filhos, àquela saída ao mercado ou farmácia? Algumas atitudes podem ser tomadas:
- As informações que você está acessando sobre a pandemia, são de fontes seguras?
- É necessário tanta informação sobre este assunto ou você pode se desligar disto por tempo?
- Suas preocupações são sobre que coisas que você efetivamente pode mudar?
- Como você vêm priorizando sua saúde mental? Está fazendo algo por você?
- Das atividades que praticava antes, existe algo que pode ser feito, para realizá-las na realidade atual?
- Reflita sobre o que lhe incomoda e sobre o que pode fazer para modificar a forma como está vivenciando determinadas situações.
- Se você divide sua rotina/lar com outra pessoa, converse sobre o que está lhe desgastando.
- Se você está sozinho, seja o agente de mudança em sua própria vida!
- Use as mídias digitais a seu favor! Faça vídeo chamadas e amenize a saudade de quem está longe!
Lembre-se: cada experiência é única e a forma como você está vivenciando este momento, não tem só haver com o agora, mas também com tudo que você já vivenciou! Embora estejamos falando aqui de forma geral, é muito importante que você pense nisto: sua história de vida faz toda diferença! E se precisar de ajuda, nós podemos auxiliá-lo!
Vamos nos reinventar!
Psicóloga Lizziane Costa Pereira Becker
CRP 12/06884