BLOG

02 Junho, 2020 - PSICOLOGIA JOINVILLE PSICÓLOGO PSICÓLOGA

O que é Gestalt-terapia?

Gestalt-terapia é uma abordagem fenomenológica- existencial.

O que isso significa?
Que ela compreende o ser humano como um ser em relação, presente no mundo, ativo e repleto de possibilidades, apto para realizar suas escolhas e a dirigir sua vida.

Em Gestalt-terapia o processo psicoterapêutico possibilitará que o cliente, no encontro com o Gestalt-terapeuta e usufruindo daquele tempo e espaço, possa se conhecer e compreender sobre sua forma de agir e pensar, identificando sentimentos e emoções que lhe dará a oportunidade de realizar suas escolhas de forma consciente e espontânea, trazendo para o aqui e agora, questões (do presente ou passado) que lhe causam sofrimento.

A Gestalt-terapia não é uma abordagem interpretativa em que o psicólogo irá analisar o cliente e o que ele diz, vai compreendê-lo a partir da descrição daquilo que é exposto durante a sessão, sempre conferindo com o cliente aquilo que faz sentido para ele e as emoções que surgem naquele momento.

O Gestalt-terapeuta não está na posição de sujeito-suposto-saber, afinal, o cliente sabe mais de si do que qualquer pessoa. Bem como qualquer psicólogo comprometido com a ética de seu trabalho o Gestalt-terapeuta não dará conselhos ao seu cliente, embora em alguns momentos adotar uma postura mais orientativa.

Com o objetivo de promover autosuporte (capacidade de apoiar-se em si mesmo), autoconhecimento e resgate da espontaneidade, o trabalho em Gestalt-terapia depende da qualidade do encontro cliente-terapeuta.

Psicóloga Aline Cristine de M. Alves CRP12/14646
Psicóloga Patrícia Debortoli Steffen CRP 12/14622
Descrição:
Voltar aos assuntos