BLOG

01 Junho, 2020 - PSICOLOGIA JOINVILLE PSICÓLOGO PSICÓLOGA

O que é a Terapia Cognitivo Comportamental – TCC?

Hoje em dia muitas pessoas têm buscado pela Terapia Cognitivo Comportamental, mas ainda existem dúvidas sobre como de fato ocorre esse tipo de abordagem no decorrer de um processo psicoterapêutico.
Na Terapia Cognitivo Comportamental, há pensamentos que são considerados automáticos, que são construídos na medida em que passamos pelas experiências de vida e refletem diretamente na maneira como lidamos com os acontecimentos, sem sequer passar por uma análise interna.
Esses pensamentos podem ser positivos ou negativos, dependendo de cada situação vivenciada. No processo terapêutico dentro da abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental, o psicólogo irá auxiliar o paciente a distinguir seus pensamentos, elaborá-los para entendê-los com mais clareza e, assim, tendo a liberdade para, se e quando necessário, modificá-los de uma forma que se apresente menos prejudicial e problemático para ele.

Como funciona a prática da Terapia Cognitivo Comportamental?
A Terapia Cognitivo Comportamental, em sua base, fala que o que nos afeta não são os acontecimentos e eventos que ocorrem em nossas vidas, mas sim a maneira como interpretamos e lidamos com esses acontecimentos e eventos.
No início do processo terapêutico, o paciente após esclarecer ao terapeuta o motivo de ter procurado a psicoterapia, terá que identificar, escrever e treinar, até que compreendam na sua totalidade as diferenças entre pensamento e sentimento.
Exemplificando na prática: o indivíduo é corrigido pelo seu chefe, por um erro que cometeu no trabalho, de forma automática (sem perceber a presença do pensamento), surge a ideia de que “Eu só cometo erros”, “Nunca serei promovido”, “Sou um fracasso, não faço nada direito”, etc.
Na Terapia Cognitivo Comportamental, com as técnicas utilizadas, mostrará ao paciente que esses são pensamentos automáticos considerados negativos, e que a tendência diante de uma situação como a descrita acima, promove a produção de sentimentos também negativos como rejeição, frustração e fracasso.
Dessa forma, por meio do processo terapêutico, entenderá que é possível constatar que seus pensamentos não condizem com a realidade. E que o simples fato de ser chamado atenção por uma falha cometida, pode ser encarado como uma possibilidade de melhoria e entendimento maior a respeito do que havia de ser feito.
Nesse sentido, ao avaliarem as suas experiências, esses pacientes devem chegar à conclusão de como esses pensamentos surgem, o que estava realizando no momento em que surgiu o pensamento automático e quais foram seus sentimentos quando esses pensamentos se tornaram presentes.

Em que momento a Terapia Cognitivo Comportamental é indicada?
A Terapia Cognitivo Comportamental será recomendada no momento em que esses pensamentos automáticos são, na maioria, negativos trazendo muitos prejuízos ao indivíduo.
Esses pensamentos automáticos com muita facilidade desencadearão uma série de condições físicas e emocionais que irão interferir em diferentes situações de sua vida pessoal e profissional.
A Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem que possui atuação em diversas demandas que aparecem no consultório como: ansiedade, depressão, estresse, luto, autoestima, autoconhecimento entre outros, e ao longo do processo terapêutico, surgem outras dificuldades trazidas pelo paciente podendo estas serem trabalhadas nas sessões.

Valdecir José Maia
CRP 12 / 10752
Descrição:
Voltar aos assuntos