BLOG

29 Novembro, 2018 - PSICOLOGIA JOINVILLE PSICÓLOGO PSICÓLOGA

Ludoterapia ou Psicoterapia Infantil

Ludoterapia ou Psicoterapia Infantil é o nome dado ao processo que identifica problemas que interferem no desenvolvimento saudável da criança.
Mas como ocorre este processo? É brincando que a criança expressa suas dificuldades, seus anseios, frustrações e sentimentos e a sala de atendimento infantil é um local adaptado, repleto de jogos, brinquedos, casinha, material para pinturas, colagens, modelagens: é o espaço que a criança precisa para se sentir à vontade para expressar-se e trazer à tona suas inquietudes e sofrimentos. E é através do seu olhar e escuta apurados, aliados à teoria e técnica, que o psicólogo identifica-os e auxilia a criança.

Quanto mais nova é a criança, mais difícil se torna expressar seus sentimentos, e o brincar se torna ferramenta fundamental para que a mesma expresse suas dificuldades e conflitos internos.

Neste processo a participação dos pais é fundamental, não só para manter a assiduidade da criança. Geralmente são os pais (ou a própria criança) que percebem a necessidade de iniciar o processo. A partir deste momento, o contato inicial é feito primeiramente com os pais, para coleta de dados e para que os mesmos tragam todas as informações que julgarem relevantes a respeito de tudo que envolve a vida da criança. Posteriormente é a agendado as sessões com a criança para o desenvolvimento da psicoterapia.

Durante o tratamento, os pais ainda são chamados quando há necessidade ou para devolutivas do processo, bem como pode ser solicitada a presença de outras pessoas que tenham vínculo importante na vida da criança, o que vai sendo definido durante o andamento das sessões.
É importante salientar, que os pais e o psicólogo são aliados no processo psicoterapêutico e por isto, além do vínculo que a criança precisa estabelecer com o psicólogo para o bom andamento tratamento, os pais precisam ter confiança e segurança no profissional para que esclareçam dúvidas e tragam informações pertinentes para melhores resultados.   

Assim como a psicoterapia voltada para adultos, o tempo de duração do tratamento é variável. Isto ocorre porque cada um tem seu próprio tempo, tanto para trazer à tona suas questões, quanto para aprender a lidar com elas.

Descrição:
Voltar aos assuntos