BLOG

13 Setembro, 2018 - PSICOLOGIA JOINVILLE PSICÓLOGO PSICÓLOGA

Setembro Amarelo - Mês de prevenção ao Suicídio

Campanha de Prevenção ao Suicídio.

  • Você sabia que 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados com ajuda psicológica?
  • Você sabia que 60% das pessoas que morreram por suicídio não buscaram ajuda?
  • Você sabia que 17% dos Brasileiros já pensaram em suicídio e 4,8% deles elaboraram um plano para isto?
  • Você sabia que o suicídio mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo mundo?

A Campanha de Prevenção ao Suicídio é importante para que possamos esclarecer que o suicídio é a ação de acabar com a própria vida e embora não pareça, não tem como objetivo a morte, e sim o fim de um sofrimento. O indivíduo, imerso em um sofrimento profundo, não percebe outra maneira de findar esta dor, se não acabando com sua própria vida. 

Independente das causas deste sofrimento (culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo, entre tantos outros) a Campanha de Prevenção ao Suicídio foi criada para abrir diálogos sobre o assunto e salvar vidas! Para que estas pessoas saibam que não estão sozinhas e que existem outras formas de superar esta dor! Para incentivá-las a buscar ajuda! Para que saibam que existem pessoas aptas e preparadas para auxiliá-las!  

Se você pensa no assunto, e/ou está vulnerável a isto, lembre-se que você é capaz de encontrar uma maneira para diminuir a dor e/ou encontrar recursos para superá-la! Você pode conversar com alguém em quem confia (familiar ou amigo) ou procurar uma ajuda especializada na área da saúde (psicólogo, psiquiatra, médico que já lhe acompanha, enfermeiro, entre outros). E é de suma importância dar continuidade aos tratamentos iniciados e não apenas quando surgem os pensamentos suicidas. E se nenhuma das opções anteriores lhe pareceu viável, o CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza atendimento de prevenção ao suicídio através do telefone 188 de forma gratuita e sigilosa! Além do telefone disponibilizado, você pode fazer isto através de chat (http://www.cvv.org.br/chat/) ou email (http://www.cvv.org.br/e-mail/). As três opções ligadas ao CVV tem atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana!

Alguém lhe pediu ajuda e você não sabe como proceder? 
Você deve ser alguém de confiança desta pessoa! Então, ressalte a importância deste pedido de ajuda!  Pergunte como você pode ajudá-la. Não à decepcione banalizando seus sentimentos, condenando sua dor e julgando-a. Acolha, escute e incentive a buscar por ajuda profissional. Em caso de risco eminente à vida, entre em contato com profissionais de emergência e com familiar de confiança para que a pessoa esteja segura.

Você não está sozinho! Busque ajuda!

Descrição:
Voltar aos assuntos