BLOG

27 Junho, 2017 - PSICOLOGIA JOINVILLE PSICÓLOGO PSICÓLOGA

O que faz um Psicólogo clínico?

Além da queixa inicial que o paciente traz nas primeiras sessões, é através da fala que o psicólogo identifica questões que podem ser trabalhadas em terapia. Não apenas doenças, mas também traumas, medos, compulsões, e muitas outras demandas, do passado ou presente, que vem à tona durante o tratamento psicológico e que podem acarretar em dificuldades de várias intensidades na vida cotidiana. 

Além de proporcionar o autoconhecimento, o psicólogo auxilia o paciente a superar situações em que haja dificuldade, através de seu conhecimento prático, teórico, de técnicas de manejo, observação, escuta e, se houver necessidade, do uso de instrumentos psicológicos. Não apenas em situações onde há transtornos psiquiátricos, mas em toda e qualquer insatisfação nos mais diversos âmbitos da vida e nas mais variadas idades.

O psicólogo não lhe dará palpites e conselhos! Ele realiza um trabalho de avaliação, auxiliando a entender as associações daquilo que pensa, sente e vive, para que o paciente possa compreender o problema, descobrir como ele funciona e as formas de solucioná-lo, clareando e estimulando-o a buscar a melhor solução. 

O acompanhamento acontece por tempo indeterminado (cada caso e cada pessoa tem seu tempo específico) no intuito de superar dificuldades e melhorar a sua qualidade de vida.
Iniciar os cuidados com a própria saúde mental e emocional nem sempre é algo simples, mas é necessário dar o primeiro passo em direção aos seus objetivos! O autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal podem ser um longo processo!

Descrição:
Voltar aos assuntos